Ganhe a rua > Como devo respirar durante a corrida?

Como devo respirar durante a corrida?

A respiração é fundamental para que o corredor tenha um bom rendimento durante o treino. Melhorar a maneira como você inspira e expira o ar pode permitir que você vá mais longe ou mais rápido, dependendo do seu objetivo. Afinal, é por meio da respiração que conseguimos o oxigênio necessário para a realização do exercício físico.

Mas existe um jeito certo de respirar? Por que às vezes aparece aquela dor lateral para atrapalhar? Para tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto, o MOVIMENTO VEM CORRER conversou com Daniel Teodoro, proprietário da assessoria esportiva Teo Esportes. Acompanhe abaixo.

Durante a corrida, eu devo respirar pelo nariz ou pela boca?
Não há regras para definir o seu padrão de respiração, mas existem algumas técnicas que ajudam a melhorar e controlar o ritmo de treino de acordo com objetivo e nível de aptidão física do aluno.

Devo cadenciar minha respiração com as passadas?
O mais aconselhável é deixar a respiração o mais natural possível. É perfeitamente normal que os iniciantes tenham uma dificuldade maior no início, mas com a melhora do condicionamento, a respiração também melhora. Quanto mais treinado o corredor, mais facilidade ele terá para respirar.

Mas na hora dos treinos de ritmo e tiros, que são mais intensos, uma respiração muito ofegante é normal. Ela deixa de ser automática e, nesse momento, podemos usar um pouco a cadência de passadas com a respiração.

E a dor lateral? Ela tem a ver com a respiração?
A dor lateral está ligada à falta de oxigênio no diafragma, porque você está se exercitando num ritmo acima do seu condicionamento. Resultado: sua respiração não consegue suprir a demanda de oxigênio que a musculatura pede.

Se eu começar a sentir essa dor, devo parar imediatamente de correr?
Com certeza reduzir o ritmo e, dependendo do grau de dor, até uma parada poderá ajudar a aliviar o incômodo mais rápido.

FAÇA PARTE DO MOVIMENTO

VEM CORRER VOCÊ TAMBÉM

Compartilhe e acompanhe dicas de percurso e de preparativos para provas apoiadas pela Unimed-BH, que são realizadas em espaços como a Lagoa da Pampulha, utilizando a hashtag #MovimentoVemCorrer. Assim, seus passos vão inspirar muitas outras pessoas e você vai cada vez mais longe na corrida de rua.

Confira as dicas de quem faz parte do movimento:

Para visualizar o box das publicações, utilize o mouse para mover o mapa na direção que desejar.

Legenda




FIQUE POR DENTRO DO MOVIMENTO

Siga a Unimed-BH nas redes sociais e confira dicas e notícias sobre corridas de rua.

voltar para o topo
Vem Correr